Linkedin: Como ter um perfil campeão

linkedin-blunders1Estamos vivendo a era da informação e da interação e relações sociais são extremamente importantes nesse momento. Trocar informações com diferentes culturas e pessoas se tornou parte das nossas vidas seja por meio de fotos (instagram) ou preferências e experiências mais amplas (Facebook).

Sendo assim, obviamente, o lado profissional e de trabalho não poderia ficar para trás.

O Linkedin é a rede social utilizada para trocas e experiências profissionais, tendo mais de 300 milhões de usuários em todo mundo, onde esses usuários podem usar de uma gama de ferramentas e oportunidades reunidas não só para divulgar seu próprio perfil profissional mas também para executar campanhas de marketing digital, gerando leads para a sua empresa.

Pensar que só manter seu perfil atualizado te ajudara com seu marketing pessoal é um erro. Há diversas formas de usar o Linkedin para promover seu perfil profissional, reuni aqui as 5 mais importantes. Então tome nota e vamos começar !

Faça uma excelente apresentação no seu resumo

“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”

Grandes poderes e grandes responsabilidades no Linkedin

A frase celebre das revistinhas do Homem Aranha traduz completamente o que queremos dizer aqui. Você tem o poder  de 2 mil caracteres para se apresentar e mostrar ao mundo a que veio, então se descreva da melhor forma possível! No campo de resumo do seu perfil você deve dar uma introdução sobre quem você é e quis são seus objetivos, “abrindo a porta” para que os demais usuários entrem no seu perfil.

Um roteiro simples e objetivo é o seguinte:

  • Apresente-se
  • Fale sobre seus interesses profissionais
  • Defina sua área de atuação
  • Fale o que te motiva
  • Inclua informações de contato

Divodas sobre resumo do Linkedin

Inclua também palavras chaves do seu ramo de atuação, afinal como dissemos anteriormente, o linkedin possui  milhões de usuários, fazendo isso você conseguira ser encontrado mais facilmente.

Url de perfil

Personalize a sua URL de perfil.

Torna-la mais amigável pode trazer mais visitantes para o seu perfil, o que pode ser traduzido em mais trocas de experiencias e ou numa oferta de emprego.

Acessando o painel de edição do perfil, você pode editar a url de destino da sua pagina para algo relacionado com a sua expertise, sua empresa ou suas atribuições!

Defina sua URL personalizavel no Linkedin

Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto

As recomendações são um dos principais pontos para se ter um perfil campeão no Linkedin, afinal se alguém te recomenda para algo é porque você é realmente bom naquilo!

Recomendação no Linkedin

Uma ótima forma de conseguir recomendações, além de ser um excelente profissional é claro, é fazer recomendações às outras pessoas espontaneamente. Se você de boa vontade vai no perfil de alguma conexão e faz uma recomendação, na maioria das vezes aquela pessoa pode se sentir agradecida e fará uma recomendação também a você. Ou seja, uma mão lava a outra…

Se ainda assim você não conseguiu uma recomendação, parta para o lado cara de pau da situação. O Linkedin te permite também solicitar recomendações para qualquer uma das suas conexões.

Seja visto

Não adianta nada se o Linkdedin te fornecesse diversas formas de personalizar seu perfil e você ficar parado e não se fazer ser visto.

Siga perfis de empresas da sua área de atuação, leia, compartilhe e curta os posts delas e de outros profissionais que seja uma de suas conexões.

Seja visto no Linkedin

Outra forma de fazer isso acontecer é participar de grupos sobre algum assunto que você domine. Entre em discussões construtivas sobre os assuntos da sua expertise, isso fará com que não só outras empresas te vejam mas que você se posicione diante de outros profissionais da área também.

Verdade, nada mais do que a verdade…

Seja honesto.

Mentir numa posição onde sua carreira profissional e o networking que você fará estão em jogo não é nem mesmo uma possibilidade.

Seja você mesmo e caso não possua determinado conhecimento, não coloque no seu perfil, estude e seja o melhor que você pode ser, assim você não só será um profissional melhor como construirá algo sólido e sem falhas.

Então, conseguiu aproveitar alguma das dicas, ou até mesmo todas?

Garanto que se sim, você conseguira tirar o máximo do seu perfil no Linkedin, e não se esqueça de que camarão parado a onda leva, então esteja sempre movimentando e ativo na rede social!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s